Realizamos três aulas com as mesmas turmas do 9º ano que trabalhamos as máscaras de papel machê. As aulas foram realizadas nos dias 13, 20 e 27 de junho de 2013 na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba - PR.
Bolsistas Liana Lopes e Maíra de Oliveira explicando. |
Na primeira aula realizamos a aula explanatória sobre o tema "Cartaz e Stencil". Na primeira parte da aula foi demonstrado alguns artistas do grafite brasileiro e internacionais. Utilizamos os artistas paulistanos Os Gêmeos , um artista curitibano Rimon Guimarães e um artista internacional o Bansky que utiliza em seus trabalhos o stencil.
Foram realizadas leitura de imagem mediadas com os alunos com obras destes artistas, e foi pedido para que os alunos escrevessem suas impressões sobre a obra "O gigante de Boston" dos Gêmeos. Eles realizaram essa analise antes e depois da mediação realizada pelas bolsistas. E no final na aula entregaram esta análise.
Lousa de aula explicativo. |
Na segunda parte da aula foi explicado ao alunos como seria realizado o trabalho com o cartaz, como seria feito o stencil e o que era necessário em um cartaz, como legibilidade e criatividade. Foi explicado um pouco sobre o Layout utilizado no design visual. Fizemos na lousa da sala uma explicação do que estávamos falando, com nossos nomes, os nomes dos artistas que utilizamos, como se fazia um stencil e curiosidades para eles pesquisarem depois no computador em casa. Foi muito importante a utilização desta lousa, pois os alunos conseguiam prestar mais atenção e entender melhor o que estávamos explicando.
No final da aula foi pedido para que os alunos levassem um esboço do cartaz que iriam começar a fazer na próxima aula. Também pedimos que trouxessem para a próxima aula canetinhas, lápis de cor e outros materiais que desejassem para a realização do cartaz.
Stencil com esponja e tinta guache. |
Na segunda aula (20/06/13) foi realizada a primeira aula prática. Pedimos para os alunos se dividirem em trios para a realização do cartaz e que escolhessem um dos esboços realizados para transformar no cartaz. Eles trouxeram seus materiais de casa como canetinhas e lápis de cor para complementar o trabalho. Realizamos o stencil sem a tinta spray, mas com a tinta guache e uma esponjinha. Levamos os stencil cortados e com vários desenhos para que eles pudessem escolher. Como a escola iria realizar a festa julina com os alunos, aproveitamos o tema e ele realizaram os cartazes que ficarão expostos pela escola como propaganda para a festa. Foram feitos stencil de fogueira, balão, chápeu, bota, bandeirinhas, pinhão e mapa do Brasil. Os alunos possuiam liberdade para colocar as imagens que desejassem e fazer desenhos com os pincéis. Como na aula de papel machê, dividimos as tintas em copos plásticos nas três mesas da sala e entregamos pinceis mais grossos e mais finos e esponjas para cada equipe.
Cartaz sendo finalizado com os dizeres. |
Na terceira e ultima aula (27/06/13) os trabalhos foram finalizados com os dizeres necessários. Cada equipe decidiu como colocaria seus dizeres e como escrever da melhor maneira, alguns escreveram festa julina e outros foram mais criativos colocando até "Arraiá do Fátima". Nesta aula relembramos os conceitos de legibilidade e de clareza de ideias do cartaz, facilitando a leitura e interpretação do publico que estará vendo a propaganda.
Mesa da sala de aula. |
Post: Priscila Schimidt.
Fotos: Priscila Schimidt