O PIBID de Licenciatura em Artes Visuais da UNESPAR - FAP, possui uma parceria desde 2012 com o Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro. Esta parceria permite que os bolsistas do PIBID de artes visuais realizem cursos de capacitação junto aos professores da SEED - PR, comunidade academica e comunidade em geral. O centro de Artes Guido Viaro é um local com cursos abertos aos professores do Estado do Paraná , à comunidade academia de artes e a comunidade em geral que deseja apresender e aperfeiçoar suas habilidade, técnicas e conceitos artisticos.
O centro é especializado em artes e realiza oficinas nas quatro linguagens artisticas:
Artes Visuais; Teatro; Música; Dança;
Alguns cursos são realizados em modulos e possuem o total de cinco encontros (20 horas), é possível conseguir um certificado da realização destes, outros cursos abertos a comunidade podem durar o semestre inteiro e alguns são até anuais.
O Centro de capacitação em artes Guido Viaro está localizado na Rua Francisco Mota Machado, 490 - Capão da Imbuia em Curitiba - PR, a uma quadra da canaleta de ônibus, tendo um acesso fácil. O mesmo também possui estacionamento para os alunos e professores.
Um pouco mais da história do local:
"O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro teve sua origem no ano de 1886, com a aprovação de um projeto de criação e funcionamento de uma Escola de Desenho e Pintura, apresentado por Antonio Mariano de Lima. Sua primeira denominação foi “Escola de Artes e Indústrias do Paraná”.
Através do Decreto 548 de 08 de agosto de 1917, publicado em Diário Oficial no dia 14 do mesmo mês, passou a denominar-se “Escola Profissional Feminina” oferecendo, além de Desenho e Pintura, cursos de Corte e Costura, Flores, Bordado, Pintura em Tecido e Artes do Toucador que, no contexto cultural da época, faziam parte da formação da mulher.
Em 1933, seguiu-se a denominação “Escola Profissional Feminina República Argentina” como homenagem do Interventor Manoel Ribas ao Cônsul da Argentina, que estava em visita ao nosso Estado.
Ao longo de tantos anos de história, foram mestres desta escola: Alfredo Andersen, Guido Viaro, Maria Amélia D’Assumpção e Inocência Falce, alunos: Zaco Paraná e João Turin (aluno-professor), dentre outros.
Na década de 70, pelo advento da Lei 5.692/71, através da Resolução 3.601, publicada no Diário Oficial de 30 de setembro de 1974, passou a denominar-se “Escola Estadual Profissional República Argentina” e, adaptando-se às transformações dos valores sócio-culturais, foi se moldando às novas necessidades da comunidade e o ensino profissionalizante passou a ser o ponto alto da reforma educacional. Nesta ocasião, os professores da Escola passaram a ministrar, também, aulas de Formação Especial aos alunos das Escolas Públicas centrais da cidade.
Em 03 de junho de 1992, por meio da Resolução 1.664/92, publicada no Diário Oficial de 24 de junho de 1.992, a escola mudou novamente seu nome. Foi reestruturada com a finalidade de resgatar as origens como “Escola de Arte” e, na ocasião, como homenagem ao precursor da Arte-Educação no Estado e grande mestre da pintura – Guido Viaro, passou a denominar-se “Centro de Artes Guido Viaro”.
Com a Resolução 555/05, publicada no Diário Oficial de 26 de abril de 2005, novamente houve mudança na nomenclatura, passando a Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, o que demonstra o reconhecimento público da importância da Arte como parte indispensável na formação do indivíduo.
Atualmente, o Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro está situado à Rua Francisco Mota Machado, 490, bairro Capão da Imbuia, e oferece Cursos de Arte nas áreas artísticas: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e contemplando também conhecimentos de Literatura e Cultura Corporal. Tais cursos são direcionados aos Professores do Rede Estadual de Ensino e Rede Municipal, além de cursos aos estudantes dos Cursos de Pedagogia, Magistério Superior e Formação de Docentes.
O Centro de Artes também oferta cursos livres para a comunidade em geral como: Arte Circense, Desenho e Pintura, Mosaico, Violão, Canto Coral e Técnica Vocal, Teatro, Danças Circulares, Prática Instrumental, Informática Básica e Preparatórios para processos seletivos de Graduação em Arte." (Site da instituição)
Para realizar cursos no local ou obter mais informações visite o site :
Contato telefonico: 41-3267-3597
Texto por : Priscila Schimidt
Nenhum comentário:
Postar um comentário