TEMA: A POP ARTE NA CONTEMPORANEIDADE
•Objetivo Geral: Mostrar um panorama geral a cerca das Pop Art e associar ao convívio dos discentes.
•Objetivos específicos: Compreender os questionamento da Pop Art. Questionar a sociedade de consumo atual. Treinar o desenho de observação e a criatividade.
•PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Aula explanatória sobre a Pop Art´. Como realizar um desenho de observação através da proporção.
•Materiais: Multimídia, Papel sulfite, lápis de cor.
A Pop Art surgiu na década de 50 na Inglaterra e nos anos 60 se difundiu pelos Estados Unidos como uma arte popular em forma de protesto em relação à sociedade de consumo capitalista.
Os artistas pintavam ícones da cultura Pop, artistas e músicos famosos, produtos de grande veiculação popular como sopas, refrigerantes e até sabão em pó, além de histórias em quadrinhos.
Partindo destes elementos, como podemos transmitir o conceito deste movimento artístico para os adolescentes?
Andy Warhol
|
As aulas foram desenvolvidas com os alunos do oitavo ano da Escola Estadual Isolda Schmid, com exposições teóricas dialogadas e práticas artísticas de desenho.
Roy Lichtenstein
Olha,
Mickey – 1961
Oléo s/ tela – 121,9 x
175,3 cm – NATIONAL GALLERY
|
Foram apresentados os artistas: Richard Hamilton, Andy Warhol e Roy Lichtenstein.
Os alunos tiveram a oportunidade de questionar o por que da Art Pop ser tão discutida e o que incentivou os artistas nessas reproduções.
Referências Bibliográficas:
•BARBOSA, Ana Mae. A
imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. 6.ed. São Paulo:
Perspectiva, 2005;
•GONBRICH,
E. H. A
história da Arte.15
ed, 1993 Editora
Guanabara Koogan s.a., Rio de Janeiro;
•HENDRICKSON,
Janis. Lichtenstein.
China: TASHEN, 2011;
•HONNEF,
Klaus. Warhol.
Alemanha:TASHEN,
2005;
•McCARTHY, David. Movimentos
da Arte Moderna : Arte Pop. São Paulo: Cosac Naify, 2002.
•PROENÇA,
Mª das Graças. História da arte. 16 ed,
2004 Editora Atica, SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário