sexta-feira, 24 de julho de 2015

Raul Cruz

Objetivo Geral: Falar sobre vida e obra do artista paranaense Raul Cruz.
Objetivos específicos: Demonstrar algumas obras presentes em uma exposição do Raul Cruz realizada em Curitiba em 2014; Explanar sobre sua biografia; Dialogar e problematizar os acontecimentos da época em que Raul Cruz desenvolveu seus trabalhos. 

Raul Cruz (Curitiba, 15 de fevereiro de 1957- Curitiba, abril de 1993) foi artistas plástico, cenógrafo, dramaturgo e diretor teatral brasileiro, assim se tornando um dos representantes da Geração 80 no estado do Paraná.
 Cursou a EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), até o terceiro ano, mas não concluiu a graduação. Na década de 1980, produziu pinturas e gravuras litográficas, assim como cenários de peças para o Teatro Guaíra. 
No ano de 1987 começou a escrever e dirigir peças teatrais e paralelamente, produziu e expos sua produção plástica, em exposições nacionais como: XI Encontro de Arte, EMBAP; XXXVIII Salão Paranaense; Exposição do Museu de Arte do Rio Grande do Sul  , Galeria Centro Cultural Brasil/Estados Unidos, Seis pintores contemporâneos do Paraná na Pinacoteca do Estado de São Paulo, , entre outros.
Produziu pinturas e desenhos em nanquim, lápis e sanguínea sobre papel e seus trabalhos fazem parte de acervos de importantes instituições como Museu de Arte Contemporânea, Casa da Imagem e Som e Fundação Cultural de Curitiba.

Faleceu em 1993 em virtude da AIDS.

Raul Cruz - Sem Titulo - 1990 - Acrílica s/ tela - 80 x 80 cm - Acervo Casa da Imagem

Raul Cruz - O principio da Ciência - 1990 - Acrílica s/ tela - 80 x 80 cm - Acervo Fundação Cultural de Curitiba

Raul Cruz - A partner - 1985 - Acrilica s/ tela - 70 x 90 cm - Acervo Casa da Imagem

Raul Cruz - Retrato de Pierre Rivière - 1987 - Acrilica s/ tela  - Coleção Fundação Cultural de Curitiba

Raul Cruz - Cedo - 1984

Raul Cruz - Tarde- 1984

Foram realizadas duas aulas, na primeira foi demonstrado uma breve biografia do artista e algumas fotografias de obras expostas em 2014. Os alunos foram questionados quanto a expressarem seus sentimentos e comparado a forma como Raul Cruz se expressava. Foi relembrado o movimento expressionista, o qual Cruz se inspirou, e foram realizadas leitura de imagem com as obras demonstradas nos slides. 
Na segunda aula os alunos desenvolveram o trabalho prático, no qual tiveram que desenhar com lápis grafite algum momento marcante em sus vidas (tanto feliz quanto triste) e escreve atrás do desenho o que era esse momento. Os alunos deveriam colorir com lápis de cor e podiam utilizar as cores que desejassem.
Fotografias: Priscila Schimidt
Texto: Priscila Schimidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário